Atendimento
Serviço Social
As famílias dos adolescentes encaminhados passam por triagem e avaliação social com a Assistente Social. É realizado acolhimento individual e a escuta ativa para a identificação da demanda, orientações, encaminhamentos e visitas domiciliares, quando necessário.
Mensalmente é realizado o grupo de pais e responsáveis, onde através de dinâmicas, momentos de reflexão e rodas de conversa estimulamos o autoconhecimento. Nesses encontros é possível conhecer cada individuo na sua singularidade favorecendo as ações da Assistente Social, que posteriormente realiza orientações individuais de acordo com a demanda apresentada.
Psicoterapia individual ou em grupo
É um processo terapêutico através do qual o indivíduo busca compreender a situação e vai transformando o significado desta, mudando sua visão e consequentemente sua forma de se relacionar com os outros e com o mundo.
O psicólogo é o profissional que atua na psicoterapia, é através da relação terapêutica (paciente e psicólogo) que estabelece um laço de confiança para que o paciente possa falar sobre o que sente, ajudando-o a se aproximar da sua forma de sentir, de existir, de ver o mundo e da compreensão que ele tem de sua existência. A função do psicólogo é cuidar e acolher o paciente e sua história de vida, permitindo que ele analise a situação, tome consciência de seus sentimentos, trazendo à luz suas emoções e pensamentos antes ocultos. Assim o paciente tem a liberdade de expressar, seja de forma verbal ou não verbal, como ele se sente em relação àquela situação, àquela pessoa, ao mundo e à si mesmo. Dessa maneira tem a possibilidade de entrar em contato consigo mesmo, notando que é responsável por sua própria vida e por suas escolhas, assim, apropria-se dela e, portanto, pode mudar o seu significado, transformando seus sentimentos, emoções, sua forma de se colocar em relação àquela situação e de se relacionar com o mundo.
Na psicoterapia você não muda a situação em si, mas tem a possibilidade de transformar a forma pela qual você a enxerga, mudando o seu significado. A partir disso, o psicólogo auxilia o paciente a ressignificar o sentido de sua vida, proporcionando novas possibilidades de mudança.
Na Trilhas, o adolescente tem a oportunidade de viver esse espaço acolhedor, através do atendimento individual ou em grupo. Para que dessa forma, consiga trabalhar e se expressar especialmente suas questões, dúvidas, angústias e significativas mudanças que ocorrem durante essa fase do desenvolvimento.